Comportamento

Pensei.Ops,Falei!#5 – Assumindo as madeixas!

Queridos leitores,

Estive olhando a pauta de postagens, e observei que nunca mais tinha postado aqueles posts ao estilo #PenseiOpsFalei, e que só entre nós, é meu post preferido…

Porque além de expor e argumentar sobre temas que me identifico e amo conversar, de quebra, ainda tenho a chance de conscientizar e difundir valores e ideologias os quais eu acredito e defendo, para quem sabe, acrescentar ou mudar seu modo de enxergar o mundo. E dessa forma, cumpro com o objetivo primordial de que ter criado o blog : ser uma articuladora social, que por meio da internet, compartilha conhecimento com mundo.anigif

E no #PenseiOpsFalei de hoje, abordarei um tema que veem dividindo opiniões. Falaremos sobre todas as questões que nos rodam na hora de assumir nossos cabelos, sejam eles lisos, cacheados, ondulados, crespos…

Quem me acompanha, sabe que Já venho conversando em outros posts a respeito de nos libertarmos desses “conceitos prontos” e começarmos a pensar com nossas próprias cabeças. Deixarei disponível no final desse post, alguns, caso você tenha curiosidade em mergulhar  nesse universo.uyuyuyuyu

Mas dessa vez vou focar em um ponto específico. E para dar início, você tem coragem de soltar as madeixas e largar os tratamentos químicos? Quero que pense na reposta. E depois que terminar de ler o post, diga-me se ainda permaneceu com a mesma.

Muitas meninas e meninos escondem seus cachos, ondas e frizz, por não se sentirem incluídos no padrão que a sociedade criou de “cabelo perfeito”… e quer queira quer não, nós mesmo fomentamos e sofremos as consequências.

Processed with VSCOcam with m5 preset

A medida em que não conseguimos enxergarbeleza no que é diferente, ou quando idealizamos um só jeito de “ser belo”, que vamos combinar, é bem americanizado (branco, loiro, cabelo liso, olhos claros…) estamos enraizando cada vez mais na mente das pessoas a nossa volta, só uma forma de beleza, e que no caso do post de hoje, falando em relação ao cabelo, quer chamar atenção para a exclusão dos cabelos cacheados. 

Isso faz com que as pessoas , em sua grande parte, procurem jeitos de se enquadrar. Muitas vezes, negando sua própria essência. E para alcançar esse objetivo,  recorrem aos métodos químicos ( progressivas,inteligentes…) ou/e viram reféns da chapinha e secador. Chuva? Deus me livre uma gotinha de água  molhar  e levar embora todo o trabalho e tempo gasto no salão,ou na grande maioria das realidades, na frente do espelho do banheiro. çllçlçl

Mas desde quando ter cabelo rebelde, crespo, cacheado,ondulado e tantos outros, é menos bonito que os lisos escorridos? Acho que nenhum  tipo de cabelo merece ser idealizado ou exaltado mais que o outro.  Afinal, cada um deles é bonito do seu jeito.

Cada um deles tem seu brilho, sua textura, seu movimento. Todos são únicos. E tem coisa mais linda que a autenticidade do ser humano? Mesmo no meio de tantos “humanos”, conseguimos transpor a pluralidade existente e nos tornar seres singulares.

11822943_749549995156110_6899268728781073311_o

Não existe certo ou errado, feio ou bonito, quando se trata de cabelo, como quando falamos em beleza, como um todo. É relativo, cada um tem seus gostos e afins, todavia, não podemos de forma alguma discriminar ou torcer o nariz ao nos deparar, por exemplo com uma cacheada.

Contudo, a lição que pretendo deixar com esse texto é que assumir nossas madeixas, é e não é, uma metáfora para libertar o que está dentro de nós também, sem ligar para os conceitos, e olhares. Porque, eu acredito, sempre existirá alguém que enxergará sua beleza, sem criticar ou impor mudanças. 

oioioi

clogo

Lembrando que vocês podem continuar esse debate nas redes sociais! Só usar a hashtag #PenseiOpsFalei e comentar nas suas mídias ou no final desse post. Solte sua opinião, vou amar saber o que vocês pensam a respeito!

Gostou do post? Então confira outros desse estilo! 

#PenseiOpsFalei  – Alienação versus beleza (clique aqui)

#PenseiOpsFalei – Amigos duram para sempre? (clique aqui)

Todas as imagens são do meu arquivo pessoal, onde as modelos são amigas que amo muito, e que expõe seus lindos cachos com toda coragem e verdade! Um parabéns a todos que fazem o mesmo! 

Beijos floridos,

clogo (22)

6 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para a barra de ferramentas