Comportamento

Como para mandar bem nos testes? 

Queridos leitores,

Lembram da promessa que fiz nesse post aqui sobre postar mais em relação a estudos, colégio e coisas do gênero? Pois bem, eis eu aqui cumprindo com minha palavra! Estudar é disciplina e força de vontade. Tem que ter coragem para abdicar de coisas para passar o tempo “comendo livros”.

Mas é uma escolha, e sempre podemos escolher entre estudar ou brincar, cabe a nós avaliarmos o que será positivo em nossas vidas. E para quem escolheu trilhar um caminho de estudos, para no futuro colher os frutos dessa dedicação, no post de hoje darei dicas para garantir bons resultados nas provas, e claro, espero que funcione com vocês, da mesma forma que funciona comigo! São dicas simples e práticas.

Vamos começar?

Processed with VSCOcam with f2 preset

BEM LONGE DE MIM

Para conseguir estudar “pra valer”, o segredo é se desconectar das distrações! E para isso, não deve haver nada a sua volta, como televisão, computador, vídeo games, WhatsApp, o celular ou qualquer outra coisa que acabe te distraindo. Como hoje em dia, o celular é o grande vilão, a primeira dica que dou é escondê-lo de sua vista e que de preferência o deligue ou deixe no modo silencioso (mas bem longe de você!), para que não fique lutando contra sua vontade, até porque “o que os olhos não veem, o coração não sente”. Então, xó distrações, foco nos livros!


CANTINHO DE ESTUDOS

Organizar-se é parte essencial para conseguir se concentrar e absorver as informações. Por isso, indico que escolha um lugar só para estudar, como uma bancada, uma mesa (da sala, da cozinha, tanto faz)…mas na cama não  dá né?! Até porque criar um espacinho só seu e decorá-lo do seu jeitinho é uma  forma de tornar prazeroso estar ali, e consequentemente, fica muito mais fácil render no estudo.

JOGO DA MEMÓRIA

Mas além de ter um cantinho de estudos, aconselho utilizar mecanismos de organização, como uma agenda, planner e roteiro, sabe? Assim, você se programa sobre o que tem que revisar e não fica perdida e com assuntos acumulados! Porque a mente falha, e para não esquecer de nadinha, use sempre esses lembretes! 

Isso sempre me ajuda, por isso anoto tudo e planejo o que tenho que estudar, para quando chegar perto das provas eu não ficar que nem uma maluca! haha  Já postei  alguns meios de se organizar e os disponibilizei aqui no blog.

Processed with VSCOcam with c1 preset

YOUTUBE NÃO É SÓ DIVERSÃO 

De um tempo para cá, venho utilizando de uma tática bem interessante de estudo. O famoso YouTube! Sim,  o YouTube também é coisa séria. Talvez no início seja complicado se concentrar em estudar quando em frações de segundos  temos acesso a uma infinidade de vídeos legais ( e como são legais…hahaha). Entretanto, com o tempo, a gente vai aprendendo a se controlar e usar das possibilidades que esse site oferece. Recursos como vídeo aulas. 

Sabe aquele assunto chatinho que o professor  explica, explica, mas você não entende nadinha? Pois bem, se você digitar sobre esse tema, encontrará uma série de vídeos relacionados a ele, ou seja, mil professores a sua “disposição” , e cada um com uma didática diferente, e com certeza com algum deles você vai conseguir desenrolar o conteúdo!

Não é qualquer um não! Encontrar um canal bom, e que seja interessante  é fundamental! Afinal passar horas vendo vídeos de um professor (a) chato (a) não tem graça e claro, não é vantajoso. Até porque o objetivo é aprender, e não se complicar ainda mais! hahah  Pensando nisso, separei alguns dos meus canais preferidos.

 › Me Salva (aqui) › Descomplica (aqui) › Tenho prova amanhã (aqui)

Processed with VSCOcam with t1 preset

VAMOS DEIXAR DE PREGUIÇA 

Isso parece óbvio mas é um dos mais importantes: acumular atividades e conteúdos atrapalha demais seu rendimento escolar, e como consequência, as notas não são tão altas.  Porém, com mudanças básicas e simples você pode reverter isso, quer ver?

› A primeira coisa são as atividades do colégio. Poxa, não deixa para fazer depois só porque o professor só vai pegar semana que vem. Chegou em casa? Já faça, porque assim já é uma atividade a menos, e outra, você não fica lotado de trabalhos, provas e mais atividades, né?!

Anote TUDO que você tem que fazer no dia. Seja em papel, post-it, tanto faz! Eu uso um app super legal, o Evernote que serve para planejar, organizar e fazer checklists ( depois faço uma resenha completinha dele, como fiz com o Deezer, certo? ) Quando você anota o que tem que fazer no decorrer do dia, fica mais fácil de cumprir com seus afazeres. E ao final do dia, avaliar se foi produtivo ou não, e melhorar no próximo! haha

› Revise o conteúdo dado todos os dias, pois dessa forma as informações ficam fixas na sua mente com mais facilidade.  Fazer esquemas e responder perguntas sobre o tema estudado é sempre bacana, pois você testa na prática seus conhecimentos.


Espero que vocês tenham gostado das dicas, e que apliquem nas suas vidas.

Depois me contem o resultado, ok?

Beijos floridos,

clogo (22)

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para a barra de ferramentas